My Items
I'm a title. Click here to edit me.

🔴 Lançamento da CONAE 2024 – Etapa MS será dia 29 de setembro, na UEMS, em Campo Grande-MS
O Lançamento da CONAE 2024 – Etapa MS será dia 29 de setembro, às 14 horas, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Avenida Dom Antônio Barbosa, nº 4155 - Bloco A - Bairro Santo Amaro ,em Campo Grande-MS. A realização da CONAE 2024 - Etapa Mato Grosso do Sul é um parceria com a FETEMS (Federação dos Trabalahdores em Educação de Mato Grosso do Sul), e da FEEMS (Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul). O Cronograma da Conferência Nacional Extraordinária de Educação – CONAE MS 2024, e seguindo as orientações e o que está estabelecido no Regimento Geral CONAEE 2024, os municípios poderão realizar Conferências Livres e Municipais como espaço de mobilização, durante as Etapas Preparatórias da CONAE 2024. No entanto, não poderão retirar delegados/as. A eleição de delegados/as para a Etapa Estadual deverá observar critérios e números de vagas estabelecidos no Regimento, lembrando que o Fórum Estadual de Educação fará acompanhamento de todo o processo de realização das Conferências intermunicipais em Mato Grosso do Sul. O cronograma das conferências intermunicipais foi organizado pela coordenação da CONAEE em MS e referendado, pela reunião extraordinária do FEEMS e em breve será divulgado.

CONVÊNIO ADUEMS COM A CASA COLONIAL D'ZANETTI
🧀 Endereço da Casa Colonial D'Zanetti. 📌RUA MANOEL SANTIAGO 130-A. JD. Universitário, próximo à Unigran - Dourados-MS As melhores massas caseiras você encontra aqui. 💥 HOJE É DIA DE CUCA ALEMA 🚨 17:00hrs PÃO CASEIRO QUENTINHO 🚨 18:00hrs PÃO CASEIRO QUENTINHO 🚨 19:00hrs PÃO CASEIRO QUENTINHO • Temos grande variedade de produtos gaúchos como vinho colonial, salame, fubá moído na pedra para polenta, massas caseiras, cuca alemã, pão caseiro, chimias, erva de chimarrão, cuias, frango caipira, café, melado batido, vinagre de vinho, linguiça de porco caipira, torresmo prensado, banha, capelleti e os maravilhosos queijos de MG. •FAZEMOS ENTREGAS!* 🛵 ⚠️ Link do nosso grupo com sorteios e brindes para os participantes🍷🧀🫓🥖 https://chat.whatsapp.com/H5mGZI7t0rfJRGELmfQAok 💳 ACEITAMOS CARTÕES DÉBITO E CRÉDITO 🕗Atendimento de segunda a sábado das 08 as 20hrs Domingo das 08 as 13hrs

✅ Alunos do Curso de Direito, da UEMS, adotam cartinhas da Campanha da ADUEMS
🔴 Dia das Crianças: A ADUEMS lançou a Campanha Adote uma Cartinha, com o tema “Brincadeira é coisa séria - Coloque o Sorriso no Rosto de uma Criança”. E os alunos do Curso de Direito, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Leite, Daniele Gama, Raíssa Raimundo, Fabiane Prado, Kamila Omnose, Rayane Casanova, Natzsla Raidan, nos juntamos à iniciativa da ADUEMS para participar de uma ação que interessa a todos nós: proporcionar um momento de felicidade para essas crianças. “Acreditamos firmemente que cada criança merece carinho, alegria e apoio. Adotando esta cartinha, queremos transmitir nosso amor e respeito a elas. Queremos que saibam o quanto são especiais e importantes, e estamos empolgados por fazer parte desta iniciativa que visa encher seus corações de alegria. Nossas palavras são sinceras, e nossos desejos são genuínos. Estamos ansiosos para contribuir e fazer parte deste gesto de solidariedade”, enfatizou o aluno Carlos Eduardo Leite. “Agradecemos à ADUEMS por liderar essa iniciativa tão significativa, e estamos prontos para fazer a diferença na vida dessas crianças, ainda que por esse simples ato”, pontuaram os alunos. As cartinhas são de Crianças da Vila São Braz e da Vila Mariana. Os presentes deverão ser entregues na ADUEMS até o dia 06 de outubro de 2023, no Bloco F da Unidade de Dourados. Para adotar uma cartinha, você também pode entrar em contato pelo WhatsApp 67 99600-5169. ✅ Ajude a criar um sorriso! Adote sua cartinha!

🔴 Dia das Crianças: ADUEMS lança Campanha Adote uma Cartinha, com o tema: Brincadeira é coisa séria
A ADUEMS em parceria com a Igreja Pentecostal Restauração Atalaia de Cristo, em Dourados lançou a Campanha Adote uma Cartinha, com o tema “Brincadeira é coisa séria - Coloque o Sorriso no Rosto de uma Criança”. As cartinhas são de Crianças da Vila São Braz e da Vila Mariana. Os presentes deverão ser entregues na ADUEMS até o dia 06 de outubro de 2023, no Bloco F da Unidade de Dourados. Para adotar uma cartinha, você também pode entrar em contato pelo WhatsApp 67 99600-5169. Para o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado “Doar é um ato de amor e ainda deixar felizes as crianças que vão recebê-los e aproveitar a importância do brincar para o seu desenvolvimento”. ✅ Ajude a criar um sorriso! Adote sua cartinha!

Neste Setembro Amarelo, dedicado à Prevenção do Suicídio, a ADUEMS entrevista o Dr. José Carlos Rosa
Este mês é marcado como o Setembro Amarelo, sendo dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. O suicídio é uma realidade bem mais comum do que imaginamos e vem chamando atenção de toda a sociedade, tratando-se de um assunto bem delicado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Hoje, 60% dos depressivos pensam em suicídio, 15% tentam.
Com o intuito de estimular o diálogo e a reflexão acerca da saúde mental, a ADUEMS entrevistou o Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, sobre prevenção ao suicídio, cuidado à saúde mental e sobre qual a melhor forma de se prevenir do adoecimento mental.
José Carlos Rosa Pires de Souza, Psiquiatra, Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, PHD em Saúde Mental, Especialista em Medicina do Sono, -Associado da ADUEMS e amigo do Esmael e do doutor Edgar e de todos vocês da ADUEMS. Acompanhe e compartilhe.
ADUEMS - Como conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento?
José Carlos Rosa Pires de Souza - As pessoas tem que entender que o suicídio é um problema de Saúde Pública e é um problema de todos nós e de toda a comunidade. Mato Grosso do Sul está entre os maiores índices das capitais e estados com suicídio e o Brasil é o oitavo do mundo. Precisamos deixar de lado o tabu, preconceito, estigma e incriminar as pessoas por problemas de suicídio. Conforme estudos, 95% das pessoas que tentam suicídio tem algum distúrbio emocional que deve ser diagnosticado, conscientizado e tratado o mais rápido possível, sem distinção de religião, credo, idade, sexo, sem moralismo religioso, político de credo, etc.
ADUEMS - Estamos vivendo num momento da tecnologia, das redes sociais, WhatsApp e as pessoas se isolam nesses aplicativos. Isso influencia na saúde mental?
José Carlos Rosa Pires de Souza – A tecnologia tomou conta de nossas vidas fazendo que que as pessoas se isolem nesses aplicativos, ficando cada vez com menos autoestima. As redes sociais mostram grandiosidade de bens materiais e realizações pessoais, ou que querem ser o que não é, e/ou querem ter o que não tem e que não pode. E quem não tem fica mal, fica se comparando, e isso leva a frustração, baixa autoestima, sentimento de menos valia até podendo levar a depressão, ansiedade, angústia, ideias de suicídio.
ADUEMS - Como os docentes podem ajudar para que a saúde mental dos alunos não se comprometa?
José Carlos Rosa Pires de Souza – O Professor tem um papel importantíssimo, pois a sala de aula pode vir a ser a porta de entrada dos problemas sociais e de doenças. Muitas vezes os alunos vão até os professores reclamando de algum problema emocional, alguma frustração. O docente deve escutar sem julgar e encaminhar o problema para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que atende gratuitamente pelo SUS e avisar a família obrigatoriamente, mesmo que seja de maior. Lembrando que a Lei Federal no 13.803/2019, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para obrigar os estabelecimentos de ensino a notificarem ao Conselho Tutelar que vai informar a Secretaria Municipal de Saúde para as devidas providências e tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, na UPA quando é urgência, etc, e assim o docente estará salvando uma vida.
ADUEMS - Os Professores também são muito afetados?
José Carlos Rosa Pires de Souza – Sim, os professores também são muito afetados, principalmente pela frustração frente a sua dedicação, comprometimento com o trabalho e muitas não há o respaldo do sistema, que também acaba afetando os docentes se sentindo frustrados, com alguns alunos não tem o comprometimento com os estudos e muitas vezes colocam os professores como responsáveis de coisas que eles não são. Temos hoje como exemplo o Burnout que é o estresse ocupacional relacionado ao trabalho e a depressão e risco de suicídio e tentativa e morte por suicídio, muito comum também em professores. ADUEMS - O que podemos fazer para ajudar essas pessoas?
José Carlos Rosa Pires de Souza – Conversando com a pessoas, perguntando o que está acontecendo, porque seu humor e seu comportamento está mudando. Perguntando se você pode ajudar a levá-la para um atendimento ou mesmo avisar a família. Isso é de extrema importância. A pessoa se sentirá acolhida, e lembrando sempre falando pouco e ouvindo muito mais.
ADUEMS - Existem programas dentro da universidade para auxiliar os alunos e os professores?
José Carlos Rosa Pires de Souza - As Universidades tem sempre um Centro de Apoio aos alunos, a exemplo do grupo de medicina da UEMS, que tem o CAAD, que é a Comissão de Apoio Docente e Discente, com psicólogos que fazem esse acolhimento aos alunos. Ainda há falta de Programas, e recentemente tivemos uma reunião com o reitor e o vice-reitora, solicitando um programa preventivo de saúde mental e ao suicídio para técnicos administrativos, professores, alunos, toda comunidade universitária.
ADUEMS - Como prevenir o suicídio por meio da Educação? José Carlos Rosa Pires de Souza – Primeiramente para se prevenir precisamos de informação e tentar com o poder de convencimento para a pessoa buscar um tratamento, um acompanhamento, uma acolhida e a educar em sala de aula. Educar na sala de aula é primordial, pois é uma das maneiras de prevenir o suicídio, levando especialistas para abordar o tema e fazer um debate para escutar os alunos, como por exemplo: um professor da medicina, da área da psiquiatria, um psicólogo da UEMS, da GAV (Grupo Amor Vida de prevenção ao suicídio), ou alguém do CVV, do bombeiro, etc. Após a roda de conversa, fazer um levantamento dos assuntos tratados, informações e sugestões e encaminhá-las para a prevenção primária.
ADUEMS - Quais os cuidados que temos que ter para a nossa saúde mental?
José Carlos Rosa Pires de Souza – Primeiramente: Cuidar de si para poder cuidar dos outros! Fazer um check-up físico emocional, social e espiritual que são estratégias de enfrentamento ao estresse do dia a dia, que são mecanismos de defesa do nosso psicológico. Procure também praticar alguma crença, alguma religião ou então assistir vídeos de motivação, de meditação e também se cuidar na parte social: Pratique o lazer, evite conversar sobre trabalho, fora do trabalho, estreite relacionamento com as pessoas, não somente com os familiares, mas amigos, vizinhos, etc. Os cuidados são de uma forma geral, biológico, físico, psicológico, social e espiritual.
ADJEMS - Algo mais? José Carlos Rosa Pires de Souza – Dizer que é muito importante filiar-se ao seu Sindicato, pois além de lutar pelas nossas conquistas, a entidade também auxilia emocionalmente, no lazer, na educação, na informação e no respaldo jurídico.
Eu mesmo sou testemunha de muita ajuda que recebi da ADUEMS, tanto do nosso querido eterno presidente sempre amigo Esmael Machado, como também do doutor Advogado Edgar, nos momentos em que mais precisei e me defenderam mesmo não estando filiado. Foi neste momento que entendi o papel do Sindicato e a importância de estar filiado.
E dizer aos professores: Vocês não são os pais dos alunos. Nós somos educadores da sala de aula. Com a educação principal de infância vem de berço, vem de casa. Que muitas vezes eles passam na quatro, cinco, seis anos conosco e não mudam nada aquela educação de berço, seja ela boa ou ruim, tanto faz.
Agradecer a ADUEMS por oportunizar a falar sobre a prevenção do suicído que é um tema de suma importância para toda comunidade.

Governo convoca Conferência Nacional de Educação para elaborar PNE 2024-2034
O governo federal publicou, nessa segunda-feira (11), o decreto de convocação da Conferência Nacional de Educação 2024, que discutirá o Plano Nacional de Educação da próxima década. O evento deverá ser realizado em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação - PNE, decênio 2024-2034 - política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. De acordo com o decreto a Conae, edição 2024, “será realizada com o objetivo de viabilizar a participação representativa dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil na elaboração do PNE, decênio 2024-2034, que incluirá o diagnóstico, as diretrizes, as metas e as estratégias para o próximo decênio”. Antecedendo à Conae, serão realizadas conferências municipais, estaduais e distrital para discutir as propostas da sociedade civil e do setor da Educação para o próximo PNE. O ANDES-SN tem deliberação congressual de participar como observador da Conae e também de realizar o IV Encontro Nacional de Educação (IV ENE), para elaboração do PNE da sociedade brasileira. A imprensa do ANDES-SN conversou com Cláudia Piccinini, 1ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do Sindicato Nacional e da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da entidade sobre o processo de construção do PNE 2024-2034. Confira a entrevista: O MEC se manifestou na sexta-feira (8/9) sobre o PNE 2024-2034, sinalizando que irá debater o tema nas conferências municipais, estaduais e nacional de educação e encaminhar a proposta ao Congresso Nacional no primeiro semestre de 2024. Como o ANDES-SN avalia esse processo de construção do novo Plano Nacional de Educação? Cláudia Piccinini: A Conae 2024 é uma conferência extraordinária, convocada para o debate do Plano Nacional de Educação do decênio 2024 a 2034. É importante apontar que houve muita luta desde a primeira versão do PNE 2011-2020, homologado apenas em 2014 (Lei nº13.005 de 2014). Os movimentos organizados do campo da educação pública confrontaram o que, desde o início, foi compreendido como um marco sem precedentes do processo de mercantilização da educação pública brasileira, e que, em uma leitura que se mostrou correta, abriu flancos irreparáveis no processo de destruição da formação da classe trabalhadora deste país e abriu portas e janelas ao projeto do setor privado-mercantil. Portanto, o MEC antevê tensões e conflitos entre projetos antagônicos de educação, e que mais uma vez irão se confrontar. A arena onde essas disputas virão à público será a Conae 2024. Mas não só aí serão feitas as disputas. Novamente, iremos debater, analisar e enfrentar os interesses privatistas no campo educacional, desde a educação básica ao ensino superior. Esse é o papel de um sindicato classista, aglutinar-se aos movimentos sociais da educação que defendem uma formação humanística, socialmente referenciada pelos interesses da classe trabalhadora, que lute pela garantia do pleno acesso-permanência-sucesso verdadeiramente democrático, para que todas(es)(os) tenham oportunidade de ingressar com financiamento público, na universidade pública. O PNE não poderá ser uma cortina de fumaça para o esquecimento de nossas pautas centrais, e que o MEC de Camilo Santana quer manter a todo custo – revogação do Novo Ensino Médio, Base nacional Comum Curricular (BNCC), BNC-Formação, dentre outras. Queremos o debate e a boa disputa, portanto, iremos à luta pela construção do PNE da sociedade brasileira! Durante o debate do PNE 2011/2020, uma das principais reivindicações era a destinação imediata de 10% do PIB para a Educação Pública O ANDES-SN irá participar da Conae 2024? CP: O ANDES-SN tem deliberação congressual para participação na Conae 2024, na condição de observador. Nesse sentido, é importante que as(os) professoras(es) da base, em especial os que se articulam no GT de Política Educacional, estejam engajadas(os) nas etapas – municipal, estadual e nacional -, relatando se a participação popular está sendo realmente garantida, avaliando se as comunidades escolares, sindicatos de trabalhadores da educação e estudantes terão espaço garantido para o debate e encaminhamento de propostas, em especial, as relativas ao financiamento público para a educação pública. Temos muito acúmulo para alavancar as disputas, em diversas frentes que envolvem a construção do Plano, e que vão além do importante debate sobre financiamento público, como: autonomia docente e democracia na gestão educacional, pedagogia de resultados pelo viés de avaliações em larga escala, formação e valorização do trabalho docente, expansão da educação básica à pós-graduação pública, com centralidade na universalização real via inclusão, acesso, permanência e sucesso, controle da expansão privada sem qualidade, dentre outros grandes temas. Como o ANDES-SN irá participar e intervir na construção do novo PNE? CP: O ANDES-SN deve acompanhar e politizar o processo junto a sua base e movimentos da educação, levando a diante seu compromisso de articulação da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública (Conedep) e os fóruns, comissões e coordenações estaduais, com vistas à realização de encontros regionais, organizando conjuntamente o IV Encontro Nacional de Educação (IV ENE). Este será um momento importante para a reafirmação do projeto educacional que desejamos para a sociedade brasileira, aglutinando as lutas pela derrubada das contrarreformas do campo educacional como o Novo Ensino Médio e a BNCC, além da BNC-Formação e muitas outras lutas que estão na ordem do dia para o sindicato e que constroem unidade para fortalecer propostas de interesse para a educação da classe trabalhadora, em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil à Pós-graduação. Esse tema será tratado na reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional convocada para outubro? CP: Sim, o Plano Nacional de Educação e o andamento da Conae 2024 serão temas centrais nos debates da reunião de outubro do GTPE. A participação da base é importante. Com a publicação do Decreto nº11.697, com as Conferências Livres que já começam a ser organizadas nos estados, com os debates nas Seções Sindicais com nossa base, vamos acumular reflexões e organizar a luta. O GTPE também deve preparar materiais informativos para a base do sindicato.

Conquista da ADUEMS garante implantação do Nível VI numa luta contínua pela valorização profissional
Na reunião do Conselho Universitário, realizada no dia 5 de setembro, o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado relembrou que a implantação do Nível VI a partir do próximo ano é uma conquista do sindicato. “Nossa luta é contínua pela valorização profissional e que, depois de 2018, com os primeiros professores alcançando o Nível V, graças a articulação política e às audiências públicas organizadas pela ADUEMS em conjunto com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, daqui há alguns meses vemos novamente o clima de vitória no semblante das pessoas que a partir de maio de 2024 já vão progredir para o Nível VI”, conforme destaca o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado. “Estamos divulgando a lista das 159 pessoas que foram para o Nível V em 2018. Agora, aprovamos o orçamento no COUNI para 2024, já contemplando recursos para atender as novas progressões, agora para o Nível VI. Ressaltamos que entre as primeiras 159 pessoas contempladas em 2018 (ver lista detalhada a seguir), apenas 35 ainda não são filiadas na ADUEMS. E é bom lembrar que, apesar de previstos no Plano de Cargos e Carreiras desde 2001, só com as articulações e mobilizações capitaneadas pela ADUEMS a partir de 2017 é que as conquistas dos Níveis V e VI foram possíveis”, completou o presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado. Depois do COUNI, o sindicato tem gestionado junto a reitoria e a pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (Prodhs) para que seja definido a sistemática para acesso ao Nível VI, seja pela iniciativa do interessado ou de forma automática sem necessidade de requerimento prévio uma vez que para progressão é preciso que a pessoa complete 6 anos de atuação no Nível V e tenha coordenado ao menos um projeto de ensino, pesquisa ou extensão na UEMS. “Nesse caso, bastaria uma troca de informações entre as pro-reitorias para verificar a combinação dos dois requisitos e então publicar a portaria de progressão”, pontuou o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado.

ADUEMS participa da reunião do Fórum dos Servidores para debater sobre a Reforma da Previdência
No dia 12 de setembro, a Professora Bartolina Catanante representou a ADUEMS na reunião do Fórum dos Servidores de Mato Grosso do Sul, juntamente com a professora Luciana Henrique da Silva (ANDES-SN - Regional Pantanal). Durante a reunião debateram sobre a Reforma da Previdência Estadual de Mato Grosso do Sul que entrou em vigência apressadamente, desde 01/01/2021 para que todos os servidores públicos aposentados e pensionistas que receberam proventos superiores a um salário-mínimo passaram a ter uma cobrança de 14% de desconto na folha de pagamento. No dia 22 de junho, dirigentes de entidades do Fórum dos Servidores Públicos foram na Governadoria a fim de cobrar o agendamento de reunião presencial com o Governador Eduardo Ridel para tratar do tema da Previdência, principalmente sobre medidas para reduzir o enorme prejuízo financeiro causado aos servidores públicos estaduais. A ADUEMS juntamente com o Fórum dos Servidores de Mato Grosso do Sul está na luta contra os prejuízos da Reforma da Previdência.

Para a comunidade surda, setembro é um mês marcante
A cor faz referência a uma memória triste. Na Segunda Guerra Mundial, Hitler mandava os soldados nazistas amarrarem, nos braços de pessoas com deficiência, fitas azuis para identificá-las como não pertencentes ao ideal da “raça pura”. Conforme o tempo passou, os Surdos transformaram esse fato lamentável em símbolo de resistência. Hoje, o azul representa a luta por representatividade e o orgulho dos Surdos. A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos”.

Diretoria Executiva da FESERP-MS se reúne para criar a Comissão VII Seminário de Formação Sindical,
Convocada pela Presidente da FESERP-MS, Lilian Fernandes a Diretoria Executiva da Federação se reuniu para organizar os trabalhados do VII Seminário de Formação Sindical, com o tema “Federação Forte e de Luta”, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2023, no Novo Hotel Campo Grande, localizado na Av. Mato Grosso, 5555 • Jardim Copacabana • Campo Grande-MS. Durante a reunião foram indicados os seguintes nomes para a Comissão de Organização do VII Seminário de Formação Sindical, com o tema “Federação Forte e de Luta”: ✅ Michela Fonseca - Diretora dos Sindicatos Municipais da FESERP-MS ✅ Idamar Santana - Diretor de Eventos da FESERP-MS ✅ Liliam Kolher - Diretora dos Sindicatos Estaduais da FESERP-MS ✅ Ordiley ( Lella) - Sindicato Municipal de Figueirão ✅ Estela Franco - Diretora de Comunicação da FESERP-MS

Vestibular UEMS 2024 oferta 811 vagas em 38 cursos de graduação
A UEMS lança o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2024, ao todo são ofertadas 811 vagas em 38 cursos, em 13 cidades As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre às 9h do dia 11 de setembro e às 23h59 do dia 09 de novembro de 2023 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org , onde estarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os Editais do PSV-UEMS 2024. Confira o edital, clique aqui https://www.uems.br/Editais/detalhes/138 . A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00 e pode ser paga até 10 de novembro de 2023, observando sempre o horário de funcionamento do sistema bancário.

Presidente do CRA-MS, Marcelo Gomes recebe o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado
O Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado se reuniu com o presidente do CRA-MS, Marcelo Gomes Soares para falar sobre o VII Congresso Estadual de Regimes Próprios de Previdência do Estado de Mato Grosso do Sul, que será realizado neste mês de setembro, na cidade de Corumbá-MS. “Além do convite para o evento, conversamos sobre as ações da nova diretoria do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), que foi eleita este ano e desejamos sucesso nessa caminhada e sobre o projeto “CRA-Itinerante” dessa nova gestão que visa aprimorar a orientação, fiscalização e o relacionamento com universidades, agências de estágio, escritórios de contabilidade e empresas atuantes nos campos privativos da administração”, enfatizou o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado. Participaram da reunião: Michel Vaz Morrison (Vice-presidente da FESERP-MS), Nilson Araújo (2º Vice-Presidente da FESERP-MS) e Deoclécio Paes (Presidente da ADIMP-MS).
