top of page

Representantes do ANDES-SN marcam presença na posse do Presidente Lula


No último domingo (01), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse em Brasília. Brasileiros e brasileiras de todo o país se deslocaram até a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o evento. Entre eles, representantes da diretoria do ANDES-SN e de diversas seções regionais. A ADUEMS foi representada pela Adma Christhina, vice-presidenta da Regional Pantanal.


Marcada por discursos emocionantes do presidente eleito, com menções ao combate à fome no país, desmatamento zero, respeito à democracia e a reconstrução do país, o evento também contou com apresentações culturais durante todo o dia. Inclusive, a participação da nossa vice-presidenta, Adma Christhina, na roda de samba com participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, juntamente com o grupo Samba da Tia Zélia.


O período também foi marcado por atos simbólicos. No dia 02, representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e apoiadores realizaram a lavagem com sal grosso da entrada do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O ANDES-SN esteve representado pela presidenta do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, Adma Christhina e pelo 1º tesoureiro da Regional Leste, Ricardo Roberto Behr.


O ato simboliza a limpeza da Esplanada para “retirar o espírito de Bolsonaro daqui”, como afirmaram os servidores e servidoras.


Também no dia 02, representantes do ANDES-SN, juntamente com representantes de diversos movimentos estudantis, sociais, educadores e educadoras e outras entidades sindicais, estiveram presentes na cerimônia de posse do Ministro da Educação, Camilo Santana. “Durante todos os anos de governo Bolsonaro, nós resistimos a todos os ataques que a educação pública sofreu e, agora, nós precisamos não só resistir, mas também avançar e ter conquistas no âmbito da educação pública. Nesse sentido, nós esperamos do novo ministro o diálogo com as entidades da educação e o debate sobre as nossas pautas. Esperamos que Camilo Santana possa valorizar o papel das entidades sindicais e estudantis e a perspectiva de conquistas de direitos para a população brasileira no âmbito da educação”, afirmou a presidenta Rivânia Moura.


O ANDES-SN protocolou também, no dia da posse do titular do MEC, uma solicitação de audiência com o novo ministro para tratar das pautas da categoria docente. “Em particular, ressaltamos a pauta das intervenções. Nós exigimos que essa vitória da democracia se expresse também nas universidades e institutos federais respeitando os processos internos de escolha de reitores e reitoras. Essa é uma pauta muito cara para nós: a defesa da nossa autonomia em todas as suas dimensões”, lembrou a presidenta do Sindicato Nacional.


Além da posse do Ministro da Educação, os representantes do ANDES-SN acompanharam também as posses da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

bottom of page