Representantes da Aduems discutem reposição salarial com reitoria

A reunião ocorreu por videoconferência nesta quarta-feira

Representantes da Aduems se reuniram por videoconferência com a reitoria da UEMS nesta quarta-feira (5), para tratar da reposição salarial para os professores da universidade. A comissão responsável pelo tema apresentou o resultado da reunião com os secretários de governo, que ocorreu durante o Fórum Dialoga.


Os professores Cássia Barbosa Reis, Fabrício Sérgio de Paula, Esmael Machado e Volmir Cardoso Pereira compõem a comissão. Segundo a presidente, a professora Dra. Cássia e o vice-presidente, professor Dr. Volmir, o governo disse que não fará reposição salarial este ano por conta da LC 173/2020, e que está discutindo apenas a revisão anual, bem como algumas demandas específicas das categorias.


Para os representantes da ADUEMS, é fundamental, nesse momento, uma união entre o sindicato e a Reitoria para cobrar do governo do estado a criação de uma política de reposição salarial, visando recompor perdas acumuladas em torno de 36,11%, desde 2015. A posição do reitor Laércio de Alves de Carvalho foi de que o cenário é difícil para reposição salarial, e que seria importante colocar na mesa de discussão com o governo a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC).


Ao contrário do reitor, a comissão sindical considera importante que a pauta pela reposição salarial não seja confundida ou substituída pela revisão do PCC. Para o prof. Volmir, “o PCC vem sendo discutido por um grupo de trabalho da ADUEMS e, no momento mais oportuno, será discutido em assembleia para se fechar uma proposta”. O vice-presidente afirmou ainda que “a negociação para o PCC deve ser posta com cautela e mediante união da categoria, para que não se tenha perdas de direitos e retrocessos”.


Ao final, o reitor comprometeu-se a definir uma agenda junto à Secretaria de governo da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e deverá apresentar uma data para reunião entre gestão, sindicato e governo, nos próximos dias. Segundo a professora Cássia a luta pela reposição é de todos os docentes e, neste momento, “a participação nos grupos de trabalho e nas Assembleias Gerais da categoria é essencial”. A professora aproveita para fazer uma citação ao teatrólogo alemão Bertolt Brecht: "Quem é ele [o sindicato]? Você, eu, vocês, nós todos".


Proposta de reposição salarial entregue ao reitor Laércio Carvalho



Norberto Liberator (jornalista da ADUEMS)


Posts recentes

Ver tudo