Presidente da ADUEMS será o novo Secretário Geral do DIEESE de MS

Atualizado: 25 de nov.

A reunião aconteceu de forma virtual e na votação o nome do professor foi unanimidade entre os representantes sindicais presentes.






O presidente da ADUEMS, Esmael Machado, será o novo secretário geral do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em Mato Grosso do Sul, a decisão foi deliberada nesta quarta-feira (23), em Assembleia Geral do Departamento. A reunião aconteceu de forma virtual e na votação o nome do professor foi unanimidade entre os representantes sindicais presentes.


Segundo o presidente da ADUEMS, o DIEESE é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, por isso é tão importante fomentar o órgão em Mato Grosso do Sul, participando ativamente de sua organização e decisões.


Em sua fala, Esmael Machado, pontuou sobre a história do Departamento e a responsabilidade que irá assumir no próximo mandato da instituição. “Ao longo dos mais de 60 anos de história, o DIEESE conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional como instituição que desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores. Graças a um trabalho que beneficia a toda a sociedade, é reconhecido como instituição de utilidade pública e eu tenho muito orgulho de no próximo mandato em MS contribuir diretamente com essa organização”, disse o presidente.


Durante a reunião os representantes sindicais filiados também debateram assuntos de suma importância como o cenário nacional após as eleições e a perspectiva de fortalecimento do Departamento, debateram sobre o planejamento de ações e a proposta orçamentária da instituição para 2023.

Como funciona o DIEESE?

Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, são cerca de 700 associados.


O DIEESE possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).