Em reunião, diretoria da Aduems e reitoria discutem aulas remotas e contratação de convocados

Reunião ocorreu na última quarta-feira (25)


A diretoria da Aduems e a assessoria jurídica do sindicato se reuniram por uma hora e meia, nesta quarta-feira (24), com a Reitoria da UEMS, técnicos da gestão e representante da PJU/UEMS. Foram discutidos o uso das ferramentas digitais em aulas remotas e as regras de contratação de professores convocados.


Os membros da diretoria destacaram sua preocupação com o possível desconto salarial dos professores convocados entre 17 de abril e 3 de maio, e, posteriormente, entre 18 e 23 de maio período de suspensão das aulas, conforme estabelecido na CI PJU 047/2020, repassa aos professores. De acordo com a assessoria jurídica, esses profissionais estiveram à disposição da Universidade e, portanto, o desconto retroativo seria uma atitude ilegal. Durante os dias em que as aulas foram suspensas, os convocados prepararam aulas, participaram de reuniões, além de outras atividades, e não tiveram seus contratos rescindidos. A Diretoria irá protocolar Nota Técnica nesta quinta-feira (25), junto com ofício pedindo revisão imediata das orientações da gestão sobre o assunto e evitar possível judicialização.


Na reunião, a diretoria da ADUEMS destacou que professores filiados à entidade sindical têm apresentado dificuldades no uso de ferramentas digitais para preparar e realizar as aulas remotas. Também foi apontado que a gestão precisa estabelecer diretrizes em relação ao direito de imagem dos professores e alunos. Entre os problemas a ser resolvidos, encontram-se inconsistências no Termo de Cessão de Direitos para Uso de Imagem proposto pela UEMS aos professores, por meio da DED/UEMS e da PJU/UEMS, na Nota de Orientação 02/2020. A diretoria da Aduems prepara um ofício para requerer revisão imediata do documento e o estabelecimento de orientações mais claras sobre o uso de ferramentas e o direito de imagem.


Após a reunião, a professora Drª Cássia Barbosa Reis, presidente da Aduems, ressaltou que "há a necessidade de diálogo permanente com a gestão, mas que o sindicato tem clareza do seu papel na defesa dos direitos trabalhistas e da autonomia didático-pedagógica dos associados". O professor Dr. Volmir Cardoso Pereira, vice-presidente, ponderou que “a reunião foi importante para poder ouvir a posição da Gestão sobre as demandas levantadas pelos filiados da ADUEMS, no entanto, não se construiu uma solução dos problemas levantados, o que exigirá outras medidas urgentes”.