Comunicado aos filiados (sobre pesquisa do MEC)

Recomendamos que professores não preencham cadastro do MEC até haver maior clareza sobre o assunto

Prezados professores filiados,


Chegou a nosso conhecimento que está sendo divulgada uma pesquisa proposta pela Secretaria de Regulação da Educação Superior/MEC, visando coletar informações de professores e alunos das IES para monitorar e regular a implementação das normas dispostas na Portaria Nº 343 do MEC (que regulamenta a substituição das aulas presenciais por remotas, no contexto da pandemia de Covid-19).


Ocorre que, ao entrar na plataforma do MEC, onde se encontra o questionário, é solicitado aos professores e alunos que façam um cadastro, informando “nome”, “e-mail” e “CPF”. Tal solicitação de preenchimento gerou insegurança em muitos colegas, que reportaram a questão à nossa Associação.


Assim, COMUNICAMOS que vamos realizar um rápido estudo sobre o tema nos próximos dias e recomendamos que os professores não preencham o cadastro da pesquisa do MEC até que tenhamos maior clareza sobre o assunto.


A referida pesquisa ficará aberta até a próxima sexta (14/08). Publicaremos um informativo com diretrizes antes do prazo final de resposta. Estamos, também, consultando o ANDES sobre o tema. Cabe observar que, de fundo, há também uma discussão política sobre o controle de informações de servidores públicos pelo Governo Federal, tópico que poderemos discutir em Assembleia posteriormente.


Publicaremos um informativo com diretrizes antes do prazo final de resposta. Estamos, também, consultando o ANDES sobre o tema. Cabe observar que, de fundo, há também uma discussão política sobre o controle de informações de servidores públicos pelo Governo Federal, tópico que poderemos discutir em Assembleia posteriormente.


Por fim, ressaltamos que os professores não são obrigados a responder à esta pesquisa do MEC.


Diretoria da ADUEMS