ANDES participa do Congresso do DCE da UEMS



O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) realizou entre 21 a 24 de abril o 23º Congresso Universitário, no município de Amambai/MS e teve como tema "O Papel da Juventude Brasileira na Defesa da Democracia, Diversidades e Direitos Sociais". O evento contou com o apoio das entidades de classe de servidores da UEMS: Aduems (Associação dos Docentes da UEMS) e do Sintuems (Sindicato dos Técnicos da UEMS), além de entidades de âmbito nacional como o Andes-SN (Sindicato Nacional) e a UNE (União nacional dos Estudantes).



A Aduems participou ativamente do Congresso, estando presente nas mesas de debate e também intermediando a participação de suma importância do 1º vice-presidente do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Milton Pinheiro (UNEB), que esteve presente na atividade e participou da mesa de debate e análise da conjuntura nacional do movimento sindical.


Em sua fala o Professor Milton Pinheiro deixou claro sobre a importância de momentos de debate como esse. “Precisamos nos reunir, debater e entender o cenário mundial da política, da luta de direitos que precisa garantir a autonomia das universidades públicas e a permanência dos estudantes, com condições dignas dentro dos estabelecimentos de ensino. É necessário sair do mundo virtual e criarmos consciência da manipulação da massa, das discussões superficiais de assuntos que têm grande influência em nossas vidas, por isso parabenizo o DCE e fico extremamente feliz por estar aqui e também acompanhar o apoio que nosso sindicado de base, a Aduems, deu para a realização do Congresso”, disse.


Para o presidente da Aduems, Professor Esmael Machado, a presença do Andes engrandeceu o debate e proporcionou muito conhecimento aos estudantes e todos os presentes no Congresso. “Para nós a presença do Professor Milton em MS foi de suma importância, pois a troca de experiência engrandeceu o debate e a nossa luta constante pela qualidade da educação pública. É muito bom que os estudantes tenham a dimensão da nossa caminhada diária por direitos e tenham conhecimento do cenário mundial que o trabalhismo têm enfrentando”, ressalta.


De acordo com a Coordenadora Geral, Bruna Arantes, o 23° Congresso Universitário DCE/UEMS de 2022, trouxe uma interação importante para a Comunidade Acadêmica. “Os discentes puderam se reunir com todas Unidades Universitárias da UEMS, integraram discussões e podemos ter um amadurecimento da nossa vida política. Viver é um ato político! Esse ano estamos mais juntos do que nunca, os técnicos, os professores e a pós-graduacão. A função social da universidade pública, é levar isso para sociedade e transformar realidades e sonhos de nossos discentes. Poder influir nos rumos e destinos de MS e do Brasil. O momento exige isso de nós, uma postura ética e dialogada com todos, pois os riscos e danos ao regime de liberdades e à Democracia, é realidade muito presente”, destaca.


O Congresso Universitário do DCE/UEMS é órgão máximo de deliberação da entidade, com caráter de Assembleia geral, no qual a coordenação executiva e os/as estudantes regularmente matriculados/as na UEMS se reúnem para eleger uma nova coordenação, dentre outros processos internos, como discussão e alteração do seu estatuto, por exemplo.