Aduems participa de Seminário de Formação Sindical em Ponta Porã

Os Seminários estão acontecendo por todo o MS e são uma parceria com a FETEMS.



Nesta quarta-feira (4), a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), realizou o Seminário de Formação Sindical e Políticas Educacionais da Regional de Ponta Porã, que inclui também os municípios de Aral Moreira, Antônio João e Laguna Caarapã. A Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é parceira da Federação na realização destas formações e o presidente, o Professor Esmael Machado, esteve na abertura e fez uma análise de conjuntura nacional do movimento sindical em uma das mesas de debate.


A primeira mesa do Seminário de Formação Sindical e Políticas Educacionais da Regional de Ponta Porã foi ministrada pelo Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL), Professor Esmael Machado (ADUEMS), sendo mediada por Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS), na qual debateram a Conjuntura Internacional Política, Econômica e Educacional e a Conjuntura Nacional e Estadual: Política, Econômica e Educacional.


De acordo com o Presidente da FETEMS Jaime Teixeira a parceria entre as entidades que representam a educação é de suma importância para o fortalecimento da luta pela educação pública de qualidade. “A parceria com a Aduems é fundamental para que possamos debater com toda a categoria dos trabalhadores em educação o cenário nacional da luta por direitos, os momentos complexos que estamos vivenciando na retirada da autonomia e os retrocessos que estamos enfrentando. Com certeza unidos somos mais fortes”, disse.


Segundo o Presidente da Aduems Esmael Machado as formações sindicais pelas regionais do Estado estão sendo momentos excelentes de fortalecimento da luta sindical. “Ao debatermos com a categoria nos fortalecemos, conhecemos as realidades locais e juntos podemos combater os retrocessos, a retirada de direitos e nos conscientizarmos que estamos em um ano de mudança, fundamental para batalharmos pela educação pública de qualidade e que valorize os trabalhadores e trabalhadoras. Agradecemos a FETEMS pelo convite e esperamos realizar diversas ações em conjunto com esta entidade séria e representativa da educação básica”, conclui.


Participaram do Seminário de Formação Sindical e Políticas Educacionais da Regional de Ponta Porã: Professor Jaime Teixeira (Presidente da FETEMS), Deumeires Morais (Vice-Presidenta da FETEMS), Onivan Correia (Secretário de Formação da FETEMS), Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS), Idalina Silva (Secretária dos Trabalhadores Administrativos em Educação da FETEMS), Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL), Professor Esmael Machado (ADUEMS), Joel Aparecido Barbosa Pereira (Presidente do SIMTED de Antônio João), EDEVAGNO PEREIRA DA SILVA (Presidente do SIMTED de Aral Moreira), Luiz Carlos Valejo (Secretário de Educação no Campo da FETEMS) e Edivaldo Vieira (Presidente do SIMTED de Ponta Porã e Vice-Regional de Ponta Porã da FETEMS).


Ass. de Imprensa da Aduems