ADUEMS integra nova coordenação do Comitê de Defesa Popular

Sindicato será representado pela presidenta Cássia Barbosa Reis

Reunidos e reunidas no ultimo dia 03/08, representantes de entidades e movimentos que compõe o Comitê encaminharam que o próximo mandato da Coordenação será articulado de forma coletiva entre três entidades: A ADUEMS, a ADUF-Dourados e o SIMTED-Dourados, através de suas diretorias, na reunião representadas pelo Prof. Thiago Coelho e pela Prof. Kelly Cristina Silva (SIMTED), pela Prof. Cassia Barbosa Reis (ADUEMS) e pela Prof. Maria de Lourdes (ADUF-Dourados). O mandato deve durar 6 meses e então o Comitê reavalia a forma de prosseguir os trabalhos.


Durante o ultimo período, o Comitê de Defesa Popular foi coordenado por Franklin Schmalz, militante do movimento Rua - Juventude Anticapitalista. Como o último mandato foi iniciado em março de 2020, as entidades avaliaram ser o momento de realizar uma transição na coordenação.


É importante ressaltar que a força do Comitê está no trabalho conjunto das organizações, sindicatos e movimentos sociais que o compõe. Sendo a coordenação, uma função organizativa, de articulação e comunicação de suas ações. As entidades e movimentos comprometidas com a construção do Comitê reafirmaram na reunião, esse compromisso para a ampliação e fortalecimento da luta e das mobilizações que serão necessárias para enfrentar os desafios da conjuntura atual.


O Comitê de Defesa Popular tem mais de 40 anos de história na região. É um Fórum de entidades sindicais e movimentos sociais que organiza campanhas, manifestações e define posicionamentos políticos. As ações do comitê são norteadas pela solidariedade entre a classe trabalhadora e pela defesa dos direitos sociais e trabalhistas, entre outras pautas.