Aduems incentiva o regaste da cultura regional de Mato Grosso do Sul

Projeto contará com a participação do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves.



Nesta terça-feira (10) o presidente da Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o Professor Esmael Machado e o vice-presidente da entidade, o Professor Emerson Canato Vieira, estiveram em Campo Grande, em reunião com o Professor Gilberto Luiz Alves, mentor do Instituto Cultural que leva o seu nome, com o intuito de debater sobre um projeto que visa tornar acessível aos alunos da rede pública de ensino e também para a sociedade como um todo, documentários que irão contar a história de formação do Mato Grosso do Sul, através do resgate da cultura regional.


De acordo com o Presidente Esmael Machado o projeto nasceu quando o sindicato teve a oportunidade de conhecer o trabalho que o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves realiza e a necessidade de que esse material se torne de fato instrumento de aprendizado. “O nosso Mato Grosso do Sul é riquíssimo em história, arte e cultura. Quando me deparei com o trabalho que o Professor Gilberto realiza em seu Instituto e conhecemos o acervo de artes plásticas que ele possui e que conta de fato como nasceu o Estado e também valoriza a cultura regional ficamos encantados, essa parceria está nascendo e com certeza renderá excelentes frutos”, ressalta.

O Professor Gilberto Luiz Alves explicou que a ideia é organizar e editar quatro documentários que irão contar, através das pinturas de artistas regionais, músicas e artes plásticas, a formação de Mato Grosso do Sul. “É um momento muito especial poder firmar essa parceria e poder concretizar esses documentários que levarão para as escolas públicas, universidades e toda a sociedade, um pouco desta riquíssima história cultural de MS, berço de artistas incríveis, que ganharam o mundo com sua arte. Com certeza faremos um trabalho incrível”, explicou.


O projeto está sendo construindo, agregando parceiros e possui o intuito de ter o material distribuído gratuitamente nas escolas públicas, universidades e também estar disponível para a sociedade em plataformas digitais.


Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves


O Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves foi criado em 3 de agosto de 2013 por cidadãos envolvidos com a cultura em Mato Grosso do Sul. Um centro de pesquisas em áreas relevantes da cultura, desde as Artes Plásticas, a Música, o Teatro, a Fotografia, o Cinema, a Dança, o Artesanato, práticas reveladoras das relações sociais. É constituído por um contingente expressivo de professores universitários, profissionais da área de serviços, artistas, artífices e simpatizantes da cultura regional brasileira. Todos se norteiam pela necessidade de socializar os bens culturais produzidos pelo homem, por todos os meios possíveis, visando contribuir para o conhecimento das relações sociais e aprofundar a formação cultural, em especial de todos que vivem no Estado.


Seu mentor, Gilberto Luiz Alves é Doutor em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP, Professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-UNIDERP.


Conheça mais sobre o Instituto: https://www.icgilbertoluizalves.com.br/