ADUEMS atende convite e firma parceria para ajudar ONG em Dourados



Na última semana, o professor Esmael Machado esteve visitando o projeto CEIA – Centro de Integração do Adolescente ‘Dom Alberto’, uma ação social que presta serviços e ações para crianças e jovens carentes. Em média, atendem 100 crianças no turno da manhã e 100 no turno da tarde, oferecendo serviços de acompanhamento e reforço escolar, pintura em tela, pintura em tecido, bordado, tapeçaria, judô, oficina de violão, flauta, atendimento psico- social, entre outros, além de 04 refeições diárias.


O CEIA é uma ONG sem fins lucrativos que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, mas inseridos em seus respectivos núcleos familiares, ou seja, não foram retirados de suas famílias.


Anteriormente, a instituição atendia todos os dias, porém, vêm enfrentando dificuldades financeiras, passando a atender somente de segunda-feira à quinta-feira, nos contra turnos escolares. O professor Rafael Moreira é responsável por um dos projetos desenvolvidos, o de reforço escolar. Segundo ele, muitas das crianças e adolescentes atendidos pela instituição recebem comida apenas da instituição e na escola, já que muitas famílias não têm condição de comprar alimentos ou mantê-los armazenados corretamente. “Muitas dessas crianças e jovens ficam nas ruas quando não vão para o CEIA. É importante perceber que se o Centro voltar com os atendimentos até sexta-feira significa que essas crianças e jovens "só" não terão acesso à alimentos em quantidade e de qualidades no sábado e no domingo. Por isso, pedi ajuda ao Sindicato da ADUEMS.”


Em resposta ao pedido, a ADUEMS fará uma ação de Natal na instituição, onde serão arrecadados alimentos não perecíveis. Todas as doações serão concentradas no Sindicato e entregues no CEIA no dia 10 de dezembro. “Essa aproximação da ADUEMS com o projeto social, a convite do professor Rafael, é de extrema importância para chamar a atenção dos professores pertencentes à Universidade e ao Sindicato para um projeto social que precisa muito de ajuda. Essas doações serão totalmente destinadas às crianças e jovens que precisam, em forma de refeições de qualidade durante toda a semana, oferecidas pelo CEIA.”, comenta o presidente do Sindicato e finaliza que esse é “mais um projeto de intervenção social da ADUEMS, que está sempre disposta a lutar e batalhar pela sociedade e comunidades que necessitam de auxílio” .


Vale lembrar que cada doação garante um convite para a confraternização de fim de ano organizado pela ADUEMS, que ocorrerá também no dia 10 de dezembro, como um fechamento e celebração da ação de Natal para essas crianças. Em breve, mais informações sobre como efetuar a sua reserva e os principais pontos de coleta na sua unidade.