ADUEMS apoia o 23° Congresso Universitário DCE/UEMS de 2022


No intuito de fortalecer a luta do Movimento Estudantil da UEMS, a ADUEMS está dando total apoio ao 23° Congresso Universitário DCE/UEMS de 2022, que acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril, no município de Amambai.


O presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado estará na abertura do Congresso e irá participar da mesa sobre “A Luta do Movimento Estudantil e dos Sindicatos: A Necessidade da Unidade e Defesa dos Serviços Públicos”, juntamente com representantes de outras entidades como a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).


De acordo com nota publicada pelo DCE a ideia é reunir todas as Unidades Universitárias da UEMS, integrar discussões e promover o amadurecimento da vida política. “A função social da universidade pública, é levar isso para sociedade e transformar realidades e sonhos de nossos discentes. Poder influir nos rumos e destinos de MS e do Brasil. O momento exige isso de nós, uma postura ética e dialogada com todos, pois os riscos e danos ao regime de liberdades e à Democracia, é realidade muito presente”, afirmam.


Segundo o Presidente Esmael Machado é função do sindicato estar presente a apoiar a luta dos estudantes. “A educação pública de qualidade que batalhamos dia a dia depende da participação efetiva do movimento estudantil consciente e de luta. É nossa função dar respaldo, apoio e estar presente em momentos de debate com os nossos estudantes, pois a união faz a força e muda realidades”, conclui.


As mesas temáticas do Congresso serão compostas com toda Comunidade Universitária (os técnicos da educação de nível superior, professores (as) e alunos (as)) para debater política e a importância dela em nossas vidas. O Congresso resultará em uma Carta dos movimentos populares, sindical e estudantil para sociedade sul-mato-grossense.