A nossa Associação tem por principal meta atender os professores filiados, defender seus direitos e lutar para que possam continuar atuando com dignidade para o desenvolvimento da Universidade Pública no Brasil, realizando, pesquisa, extensão e ensino de excelência.

Para isso, nossa bandeira é a defesa incondicional da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

 
 

A ADUEMS garante a seus filiados Assessoria Jurídica de qualidade, buscando atender todas as demandas relacionadas à atuação profissional de nossos professores. Há ainda convênio com assessoria jurídica para assuntos particulares, possibilitando descontos significativos aos filiados.

 

Atualmente temos muitas empresas e entidades conveniadas à ADUEMS. Os convênios trazem benefícios aos associados como descontos em hotéis, restaurantes, clubes, planos de saúde entre outros. Clique aqui e veja a lista de convênios vigentes.

 

Nossa Associação busca discutir e organizar a luta por melhores condições de trabalho de nossos professores filiados. Para isso, é fundamental impedir a precarização de nossas atividades, garantindo carga horária para pesquisa qualificada, Dedicação Exclusiva e Tempo Integral para todos os professores efetivos, condições de contratação não-precárias para os professores convocados, plano de carreira digno, entre outros. Cabe destacar que a implementação do Nível V, por exemplo, é conquista de nossa Associação. Atualmente estamos construindo a Sede da ADUEMS que também será hotel de trânsito, visando atender nossos filiados quando necessitarem ir a Dourados.

 

A luta pela melhoria da remuneração de nossa categoria continua sendo uma demanda fundamental da ADUEMS. É importante lembrar que conquistamos importantes avanços nos salários e plano de carreira para os professores da UEMS. Contudo, nos últimos anos, tivemos perdas significativas pela não reposição salarial imposta pelo Governo do Estado. Assim, nossa Associação seguirá lutando pelo direito à remuneração digna pelo nosso exercício profissional.

 

Conquistar direitos sempre foi e sempre será uma disputa política no âmbito da sociedade civil. Entendemos que a luta por direitos será sempre legítima em qualquer sociedade democrática e que os sindicatos e associações são ferramentas coletivas fundamentais neste processo. Por isso, seguiremos lutando para manter nossos direitos atuais, bem como ampliá-los, garantindo os direitos à aposentadoria, saúde de qualidade, salário digno, liberdade de cátedra, além dos direitos civis elementares que garantem o bem-estar social.

 

Defender a Autonomia Universitária é um princípio fundamental que dá sustentação a todas as demandas e lutas que historicamente pautaram o exercício da ADUEMS. Hoje, infelizmente, não temos mais autonomia financeira e a cada ano vemos a UEMS com mais dificuldades em garantir orçamento satisfatório para sua manutenção e expansão. Podemos dizer também que temos relativa autonomia administrativa, uma vez que a ausência de autonomia financeira impõe barreiras ao planejamento institucional. É missão de nossa Associação lutar para reverter esse processo de precarização.

© 2020 Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul